- walter tierno
Fracassos
Todo ser vivo está programado para evitar o inevitável, que é o fim de sua existência. Portanto, por ser inevitável, todo ser vivo está fadado ao fracasso. Mesmo que seja o único em toda sua vida. Mas é o mais significativo.
Tenho a impressão que os fracassos são mais numerosos do que o sucesso. Talvez esteja usando um ponto de vista pessoal, porque tenho certeza de que comigo é assim. Mas vai saber…
Outro dia me perguntaram como supero o fracasso (ah, agora você pode entender a inspiração para este post). Sinceramente, não sei se supero fracassos. De todos os tipos, profissionais, amorosos, financeiros.
O que faço é analisar o fracasso o melhor possível, identificar os erros e tentar não repeti-los na próxima tentativa. Outros acontecerão, seguidos de um novo fracasso, minha lista de erros a serem evitados aumentará e chegarei mais próximo do sucesso na próxima tentativa. Até que o alcance. Se isso é superar fracasso, então, aí está minha fórmula. Não é das mais fáceis e rápidas, mas, às vezes, funciona comigo.
Mas se seu conceito de superação de fracasso passa pelo esquecimento, de não se importar, não lamentar, nem ter qualquer rancor, vergonha, frustração, o que seja… então não posso ajudar. Isso eu não consigo. Cada um deixou uma marquinha, uma cicatriz, uma dor.
Ferimentos importantes — e alguns que nem são tanto — deixam cicatriz.