Buscar
  • walter tierno

Palavras e palavras

Até onde sei, o termo macumba, além de nome de um instrumento musical (e da árvore de cuja madeira ele era produzido) é um termo PEJORATIVO para qualquer manifestação religiosa de origem africana. Essa é a origem da palavra. Mas a língua é dinâmica e palavras podem ganhar novas conotações, sentidos etc.

Já vi autores e autoras usando o termo macumba como uma correspondência brasileira de magia. Exemplo: se em Harry Potter dizem feitiço, no Brasil, chama-se macumba.

Como já disse, língua é dinâmica. Mas eu não faria isso. Não utilizaria uma palavra que por tanto tempo foi usada de forma negativa, para generalizar e diminuir, e discriminar. A não ser que fosse para devolvê-la à sua origem.

Escrever, a meu ver, exige cuidado. E também respeito. Escrever é retratar, emocionar e registrar. E faz parte do respeito lutar para evitar leviandade.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Talvez o que mais incomode em "não olhe para cima", que estreou na Netflix, não seja a tal qualidade do filme. Particularmente, gostei. Com uma mistura de riso nervoso e horror. O mesmo tipo de horro